ONLINE
1







Total de visitas: 48239

Metodismo em Araraquara

Metodismo em Araraquara

Igreja Metodista Em Araraquara

 

1º momento da história da Igreja

Em Março de 1946, foi iniciado um trabalho Metodista em Araraquara sob a direção do Rev. Nelson Lacerda.

O casal Álvaro Alves da Silva e sua esposa Alice Pires da Silva, Afonso Laskoschis, o casal Adelino Pires e Gertrudes Pires, bem como a família Arruda e alguns irmãos e irmãs Presbiterianos, tornaram-se os primeiros membros desta nova comunidade metodista. Porém, por motivos financeiros o trabalho foi encerrado pelo Rev. Antônio Passite.

Dez anos passados, exatamente em 1956, foram retomados os trabalhos sob a direção do Rev. Antonio Alves, e o responsável pelas atividades erro o então Tenente Mário Antunes e família; juntamente com o irmão Sebastião Penteado e sua família, todos estes já eram metodistas.

Em 1957, o Ten. Antunes, veio a falecer e o trabalho cessou novamente, os irmãos e irmãs se dispersaram dirigindo-se a outras comunidades protestantes.

Em dezembro de 1963, o Rev. Charles R. Haunt , adquiriu a propriedade onde hoje se localiza a Igreja Metodista em Araraquara e em 28 de fevereiro de 1964, foi inaugurada pela terceira vez o trabalho metodista sob a direção do citado pastor e ficando à frente do trabalho o Diácono Olavo Azevedo. Os membros iniciadores (as) desta nova Igreja eram: Olavo Azevedo, Dalva Novaes Azevedo, Urbano Lopes, Aurora R. Kinouchi, Rubens Martins e a esposa Antonia Martins bem como os filhos; Wilson, Nilce e Dirceu Martins, Nicola Luiz Menotti e a esposa Corina Menotti, Estevan Barbosa e Lourdes Barbosa, Joel Mendes e Nadir Silveira Mendes, Joaquim Abranches da Silva e Benedita Vilas Boas Abranches, totalizando uma quantia de 17 membros.

 2º Momento da história da Igreja

A primeira Escola Dominical foi realizada em 5 de março de 1964. Iniciada com 4 adultos e 3 crianças. Já em 1966 foi comprada à prestação a Casa Paroquial, cuja quitação só ocorreu em 1968. Seu valor foi de NCr$ 20. 000, 00 (vinte mil cruzeiros Novos).

Nestes anos de caminhada, muitos foram os desafios e as lutas, porém, lembramos aqui o texto de Atos dos Apóstolos em seu capítulo 5, versos 34 – 39: “se a obra é de Deus, não há homem que a tolha”. O Rev. Charles logo depois de adquirir a Residência Paroquial, veio residir em Araraquara, e manteve até seu retorno aos Estados Unidos um programa ma Rádio Morada do Sol, que denominava-se BOM DIA AMIGO, programa este que o reverendo custeava de seu próprio bolso.

Pastores que prestaram seu serviço na

Igreja Metodista em Araraquara

Rev. Nelson, Rev. Antonio Alves, Rev. Charles R. Haunt, Rev. Almir Pereira Bahia, Rev. Joel Cardoso, Rev. Domingos Fernandes, Rev. Ari Monteiro Barbosa, Rev. Ezequiel Lopes Pereira, Pastor Edemir Antunes, Pastor Olavo Azevedo, Rev. Antonio Gomes, Rev. Aroldo Barbosa, Rev. Holney Mendes, Rev.da Maria Rosenice Nogueira e Rev. Roberto Júnio de Oliveira e agora fazendo parte destes grandes colaboradores o Pr. Ramilson Pereira da Cruz, que é o pastor atual.

Somos gratos a Deus e ao Nosso Senhor Jesus Cristo, por todos aos irmãos (ãs) que não mediram esforços para que a Obra de Deus em Araraquara não fosse vencida pelo desânimo e pelas frustrações de trabalhos anteriores. Somos gratos também aos seguintes irmãos e irmãs: Herman Schutz e esposa, que muito nos auxiliou e colaborou, Osame Kinouchi e sua esposa Aurora Kinouchi, Levi Lacerda e família, Air Sudário e Joaquim Abranches quem em 1936 esculpiu o púlpito da Igreja Metodista em Araraquara, púlpito este que pertencia a Igreja Metodista em Dourado – SP.

 3º momento do levantamento histórico

Este levantamento histórico também tem o trabalho e o amor dos seguintes irmãos (as) Levi Lacerda e esposa e filhos, Wesley e Vânia, Itamar Urbano, Air Sudário e Família, Vany Izaura Servino e filhos, Claudio Galvão, Sara do Lago e filha Júnia, Aparecida Gonçalves e suas filhas e netas, Conceição e seus filhos Waldir e Ângela, Benedita de Lima e filhos, Paulo e Jacira. Alguns jovens: Vera, Fernando, Marinalva, Waldir, Ângela, Osaminho, Wesley, Vânia.

Irmãos que chegaram na época da inauguração do templo em 1979 foram: Aparecido e Percidi e filhas.

Fica-nos as lembranças daqueles e daquelas que já se recolheram ao seio do Senhor, que este Senhor se lembre deles (as) no grande ida da ressurreição, (Aparecida, Abranches, Orlando, Ivany, Hosame Kinouchi, Conceição).

Assim caminhamos obediente ao chamado de nosso Senhor Jesus Cristo – “ide e pregai”, que o Senhor da Seara continue a nos abençoar para sermos suas testemunhas vivas no mundo em que vivemos[1].



[1] Fonte: documento elaborado pelos irmãos e irmãs: Waldir, Junia, Wesley, Vânia, Vera, Fernando, Ângela, Narinalva, Osaminho, Paulo, Jacira, Aparecido. Revisado pelo Pr. Ramilson Pereira da Cruz em 27/02/ 2011.