Um mestre estava orando numa pedra no meio do rio, quando aproximou seu discípulo e o interrompeu perguntando: "mestre como faço para buscar a Deus".
O mestre disse: se aproxime que vou lhe mostrar, o jovem pulou no rio, foi nadando até a pedra e quando chegou perto do mestre, este lhe empurrou a cabeça para baixo, o jovem ficou se contorcendo dentro da água, para poder respirar.
O jovem se esforçava cada vez mais, mas o mestre mantinha sua mão empurrando-o para baixo, quando viu que o discípulo já estava ficando cansado, soltou a mão e o deixou respirar, logo em seguida empurrou sua cabeça novamente, mais uma vez o rapaz se sentiu sufocado, e com toda sua força novamente tentou subir...
Mas o mestre não deixava, quando o rapaz novamente quase sem fôlego, não desistia, soltou novamente a mão e o deixou respirar pela segunda vez.
Agora o jovem cansado e sem força, não entendia nada, mas uma vez o mestre não teve dó, mergulhou novamente a cabeça do garoto na água, pela terceira vez, deixando o abaixo da água para lutar mais um pouco...
Isso já era uma situação estranha, o jovem ainda tinha forças, ficava tentando viver o tempo todo, logo o mestre viu que seu discípulo tinha muita força interior para tentar sobreviver, então deixou submergir e respirar com mais tempo.
O discípulo muito revoltado e desgastado, muito bravo, quase sem nenhuma força, respirando com muito cansaço, lhe disse: “mestre o senhor quer me matar, o senhor ficou louco, só porque lhe disse como faço para buscar Deus, o que é isso, o que eu fiz para merecer isso”?
O mestre lhe disse, você só conhecerá Deus quando busca-lo da mesma forma como buscou o ar para sobreviver, somente desta forma, quando empregar toda sua força e todo o seu coração conhecerá a Deus de verdade e como deve ser, com toda a sua alma e com toda a sua intensidade
O profeta fez esta advertência para que o povo voltasse a Deus, pois estavam longe do Senhor.
A palavra de Deus está sempre chamando os homens ao seu arrependimento para chegar ao Criador. “Buscar ao Senhor enquanto se pode achar”, significa que um dia o homem não poderá buscar a Deus.
Não porque Deus o abandonou, mas porque o homem abandonou seu Criador. Enquanto o homem tem vida há possibilidade de buscar a Deus, mas depois da morte, não poderá buscar, a sua oportunidade já passou.
Aproveitemos nossa vida e comecemos agora a fazer parte do Reino dos Céus, porque o Senhor está perto daqueles que o invocam. “Invocar enquanto esta perto”, significa que agora temos vida e podemos falar com Deus. Cristo nos deu este privilégio dizendo: “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu o farei”.
Quando em dado momento os fios se embaraçavam, o operador devia tocar uma campainha, para ser atendido por um funcionário especializado, que punha as coisas em ordem novamente.
Certa ocasião, entretanto, depois de um rapazinho ter pedido o auxílio do funcionário especializado e recebido assistência, um operário antigo na fábrica achou que ele próprio já sabia o suficiente, e podia passar sem o auxílio especializado. Então, quando novamente os fios se embaraçaram, ele mesmo tentou arrumar.
Seus fios, porém, ficaram terrivelmente emaranhados e o estrago foi muito grande. Quando, enfim, ele chamou o especialista, disse-lhe: "Mas eu fiz o meu melhor!". O especialista replicou: "O seu melhor é chamar por mim."
Quantas vezes nós tentamos solucionar os problemas da vida por nós mesmos. Nós achamos que "nós sabemos". Quanto mais rapidamente eles seriam resolvidos se os levássemos ao Divino Especialista.
"Fazer o nosso melhor" é chamar pelo Mestre.
Essa é a mensagem que Deus tem para você. Se você se encontra num beco sem saída, e não sabe o que fazer para resolver seu problema, você não acha que a ocasião é certa para buscar ajuda de um Deus que tudo pode? E você que está bem, você não acha que com a ajuda de Deus, seu caminho pode ser mais suave?
Ele não quer vê-lo debatendo-se em tensão, angústia, preocupação e desespero. Ele quer vê-lo calmo, tranquilo, desfrutando da vida que Ele lhe deu, descansando n'Ele, confiante de que Ele pode te ajudar a resolver seu problema, pois para Ele não há impossibilidades. Disse também que a impossibilidade do homem é a oportunidade de Deus. Então por que lutar sozinho?
Experimente buscar a Deus e tenha a certeza. Ele virá em seu socorro
Oração por todos e encerramento da fogueirinha
Pr. Ramilson Pereira da Cruz - No caminho de Cristo com você.