Criar uma Loja Virtual Grátis




ONLINE
1







Total de visitas: 48266

O que é ser Metodista?

O que é ser Metodista?

Reflexão– João 15. 1-27

O que é ser Metodista?

Metodista é uma pessoa que confessa a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador e que vive segundo seus ensinamentos. Isso faz dela uma pessoa comprometida, acima de tudo, com o Reino de Deus e, como consequência, com a Igreja universal de Jesus Cristo, com a Igreja Metodista e com a sua Igreja Local.

Ser Metodista é entender: Mas o que é Reino de Deus?

O Reino de Deus é, essencialmente, a experiência de vida plena e abundante anunciada p0or Jesus Cristo. A experiência do Reino de Deus é visível no promover os seus sinais, que são paz, justiça e amor.

E o que é Paz?

Paz (shalom) no Antigo Testamento não é mera ausência de guerra, mas é a plena harmonia conquistada por um povo e pelo indivíduo. Essa harmonia se estende a todos e a tudo: nas relações familiares, politicas, econômicas e profissionais. É um sinônimo de felicidade.

E o que é Justiça?

A Justiça não é simplesmente tratar todo mundo igual. A justiça de Deus está, justamente, no fato de que Ele trata de modo especial aquele que está sendo oprimido, humilhado e explorado. A balança de Deus pende sempre para o lado do mais fraco.

O Que é Amor?

Há três tipos de amor, o primeiro na palavra grega “eros”, trata-se do amor físico. Este é benção de Deus para nós. O Segundo também na palavra grega “filos”, trata-se do amor fraterno, amigo. Vai além do amor entre as pessoas que se atraem fisicamente. É um amor que leva o respeito, à cooperação, às parcerias. E o terceiro tipo ainda na palavra grega “ágape”, que vai além do amor físico e fraterno. É a palavra preferida para indicar o amor de Deus. É o amor que rompe limites. É capaz de dar a própria vida em favor de outra pessoa.

         As pessoas cristãs buscam a paz, a justiça e o amor. Destes três, porém, o maior é o amor.

Ser Metodista é entender: Mas e Igreja o que é?

Igreja de Jesus Cristo não é uma organização, mas um organismo. A Igreja é o corpo de Cristo que é formado de todos aqueles e aquelas que o confessam como Senhor e Salvador e buscam em primeiro Lugar o Reino de Deus. Igreja é a comunidade dos/as fiéis convocados/as por Cristo para dar seguimento à sua missão de anunciar o Reino de Deus ao mundo.

Mas o que é Corpo Vivo de Cristo?

Significa adotarmos o estilo de vida de Jesus: seguir seus passos, sonhar seus sonhos, chorar suas lagrimas, anunciar sua vontade, enfim, viver sua vida. Que tal perguntarmos a todo o momento: Se Jesus fosse eu, eu continuaria fazendo o que estou fazendo?

Ser Metodista é entender: O Que é Igreja Metodista?

         A Igreja Metodista é um ramo da Igreja Universal de Cristo e tem as suas raízes na comunidade cristã dos primeiros séculos, cujo estilo de vida aprendeu dos 

ensinamentos de Jesus, dos apóstolos e das primeiras pessoas cristãs que praticaram e ensinaram essa vida comunitária às futuras gerações (At 2. 42-47).

Dentre essas pessoas-lideres que transmitiram fielmente os ensinos de Jesus, está João Wesley. Wesley foi um pastor da Igreja Anglicana que viveu na Inglaterra do século XVIII, e que teve uma experiência viva com Cristo que o fez compreender que é necessário ter uma fé interior que resulte em uma ação exterior. No dia 24 de Maio de 1738, ele sentiu o seu coração estranhamente aquecido e, a partir dessa data, passou a compartilhar com todos e em todos os lugares o amor de Deus que havia experimentado. Seu novo jeito de anunciar a Boa-Nova causou algum estranhamento dentro da Igreja Anglicana, o que obrigou Wesley a desenvolver novas formas de testemunho: pregações ao ar livre, itinerância, a valorização da liderança leiga, entre outras. Em poucas palavras, nós nos afirmamos como Igreja Metodista, comunidade Missionária a Serviço do Povo.

Ser Metodista é entender: o que é Igreja Local?

A Igreja Metodista se organiza mundial, nacional regional, distrital e localmente. A Igreja Local é a célula básica da Igreja Metodista Mundial. É nessa célula básica que experimentamos o Reino de Deus como comunidade de fé, comunidade litúrgica e comunidade missionária, no exercício dos dons e ministérios que Deus concede à Igreja.

*      Para a pessoa metodista, ter fé é mais do que acreditar. Ter fé é confiar. Não basta saber que há um Deus nos amparado, é prciso quenos lancemos em seus braços para que possamossentir o seu sustento. A Igreja local nos dá o espaço e a ocasião para exercitarmos a nossa fé.

 A liturgia é a expressão festiva que marca o encontro da comunidade de fé ao redor da Palavra de Deus, na comunhão do Corpo de Cristo. Por essa razão o povo de Deus se reúne para acorar, confessar seus pecados, render graças, se alimentar da Palavra e dos sacramentos e para elevar suas orações e súplicas, consagrando-se ao serviço do Reino de Deus.

O que são Dons e ministérios?

         Os ministérios são serviços que a igreja realiza contando com os dons das pessoas que são membros dela. Os ministerios essenciais são: Ação Missionaria, Ação docente, Ação Social, Ação administrativa e Ministérios com Crianças.

         A Igreja local organiza-se a partir desses ministérios e também constitui o Concílio Local e a Coordenação Local de Ação Missionária (CLAM).

         Concilio Local é a assembleia da igreja, Dele participam todos os membros da Igreja e das congregações. Sua tarefa resolver os assuntos relativos à vida e à missão da igreja local em base na Palavra de Deus, nos Cânones e nos documentos orientadores da Igreja.

         A coordenação Local de Ação Missionária (CLAM) é o orgão responsavel pela administração da igreja local de acordo com o regimento aprovado pelo Concilio Local. Sua tarefa é preparar coodenar e avaliar o Plano de Ação da igreja local. A CLAM é formada pelo pastor local, secretário/a, tesoureiro/a, coordenadores de ministerios locais, um representante de cada ministério e grupos societarios. A Igreja Metodista está presente em todo o territorio nacional, distribuida em Regiões Eclesiasticas. Assim como a igreja local e o distrito, a região também tem o seu Concilio, que é seu orgão deliberativo e administrativo e este se reune bienalmente.