ONLINE
1







Total de visitas: 48269

O que sabe a pessoa Metodista?

O que sabe a pessoa Metodista?

Reflexão– Salmos 119. 105

O que sabe a pessoa Metodista?

Metodista é uma pessoa cristã e como tal conhece os ensinamentos de Cristo. A pessoa que se dispõe a seguir a Cristo torna-se uma discípula, uma aluna, um aprendiz. Esse aprendizado a ensina a ser, a saber, e a fazer a vontade de Deus. Tal conhecimento está contido, principalmente na Bíblia, na doutrina Cristã universal, na doutrina da reforma protestante e nas ênfases metodistas.

O Metodista sabe o que é a Bíblia?

A Bíblia é uma coleção de livros que contém o testemunho enfático de pessoas e povos que abraçaram e assumiram, até as ultimas consequências, o compromisso com o Reino de Deus. Nós recebemos esse registro literário como Palavra de Deus que contém tudo quanto devemos saber para sermos salvos.

João Wesley se dizia um homem de um só livro, referindo-se às Sagradas Escrituras como seu principal referencial de fé e pratica. Portanto, uma pessoa metodista deve conhecer bem as Santas Escrituras.

A Bíblia possui 66 livros divididos em dois blocos principais: o Antigo Testamento (AT), com 39 livros que tratam da história do povo Judeu e do relacionamento de Javé com Israel; e o Novo Testamento (NT) 27 livros, que tem como tema central o cumprimento das promessas, feitas no AT, a respeito do Messias, cumpridas na pessoa de Jesus, e também conta a história da implantação do Cristianismo.

O Que é Antigo Testamento?

O Antigo Testamento é chamado assim pela tradição cristã por conter a memória da nossa tradição que é anterior à vinda de Jesus Cristo. O AT, divide-se em quatro partes ou coleções:

Pentateuco

São os cinco primeiros livros da Bíblia, que tratam dos princípios da Criação e contêm as leis que Moisés recebeu de Javé.

  1. Gênesis: O Principio
  2. Êxodo: A Saída
  3. Levítico: As leis
  4. Números: As Genealogias
  5. Deuteronômio: A Repetição das leis mais elaborada.

Históricos

Nessa coleção estão incluídos doze livros que contam a história de Israel quando da posse da terra de Canaã, durante a Monarquia e o Cativeiro (Exílio).

  1. Josué: História da conquista
  2. Juízes: Aspectos históricos de um período pós-conquista.
  3. Rute: Romance que envolve os antepassados do Rei Davi.
  4. 1 e 2 Samuel: A história da implantação da monarquia em Israel. Primeiros reis Saul e Davi.
  5. 6.    1 e 2 Reis: Reinado de Salomão, e após sua morte, a divisão do país em Reino do Sul (Judá), com duas tribos e capital em Jerusalém; e Reino do Norte (Israel), com dez tribos e capital em Samaria. Registra-se também a atuação dos profetas em ambos os reinos, assim como o cativeiro (Exílio) Assírio para o Norte, e Babilônico, para o reino do Sul.
  6. 8.   1 e 2 Crônicas: Resumo das histórias dos reis de Israel e de Judá.

    10. Esdras e Neemias: São dois livros contendo o registro da volta do povo de Judá.

    12. Ester: História de uma israelita que se torna rainha do Império Medo-Persa durante o cativeiro e que salva os Judeus no primeiro registro de uma perseguição anti-semita.

    Poéticos

    Essa coleção contém cinco livros que têm por objetivo mostrar o culto e as celebrações litúrgicas do povo de Israel em suas diversas expressões de alegria, luto e vitórias nacionais, além de conterem reflexões filosóficas sobre os grandes temas da humanidade.

    1. Jó: História contada com o objetivo de discutir o problema do sofrimento, sua origem e sua importância.
    2. Salmos: Poemas compostos para a edificação, consolo, alegria ou de imprecação contra os inimigos.
    3. Provérbios: Máximas de sabedoria, ditos sapienciais.
    4. Cantares: Preocupa-se em abordar o tema da sexualidade humana, apresentando-a como algo natural, bom e aceitável perante os olhos de Deus.
    5. Eclesiastes: Procura questionar a vida, a acumulação dos bens, e o trabalho e o conhecimento com o formas de poder e como fonte de realização do ser humano.

    Proféticos

                São registros das mensagens orais proferidas por homens especiais, que exerceram seu ministério durante a monarquia de Israel e de Judá. Pode-se dividi-los em profetas Pré-exílicos, (8 livros) Exílicos (6 com Isaias livros) e Pós-exílicos (5 com Isaias livros) . Isto é, aqueles que atuaram antes, durante ou depois dos exílios sofridos pelo povo hebreu.

    1. Pré-exílicos: Isaías 1 a 39; Jeremias e Lamentações; Oséias; Amós; Joel; Miqueias e Obadias – Sua mensagem, no geral, se concentra na condição do abandono ao culto de Deus, no abuso dos poderosos que oprimem os pobres, no juízo de Deus e na possibilidade de perdão, caso haja arrependimento.

      2. Exílicos: Isaías 40 a 55(Deutero-Isaías); Ezequiel; Jonas; Naum; Habacuque e Sofonias – Mensagem de recordação das razões do cativeiro, pregando uma recordação das razões do cativeiro, pregando uma recondução à fidelidade religiosa.

      3. Pós-exilicos: Isaias 56 a 66(Trito-Isaías); Ageu; Zacarias; Daniel; Malaquias – Sua mensagem é de incentivo à reconstrução de Jerusalém. Lembra da causa do Exílio e exorta para que não se repitam mais.

      O Que é Novo Testamento?

      O Novo Testamento significa a nova aliança que Deus estabeleceu, em Jesus Cristo, com seu povo, também esta dividido em quatro partes:

      Evangelhos

                  Os Evangelhos são o testemunho narrativo do nascimento e do ministério de Jesus. Dos quatro, três são chamados, pelos estudiosos, de Sinópticos, dada a semelhança dos conteúdos – Mateus, Marcos e Lucas e, o quarto o de João, por suas peculiaridades.

      1. Marcos: Escrito para a Igreja Primitiva, que tinha a necessidade de ter algo registrado a respeito de Jesus.
      2. Mateus: Escrito com a finalidade de evangelizar os Judeus que dedicavam-se ao judaísmo.
      3. Lucas: Médico e historiador, Sírio de Antioquia, procurou dar uma visão não politica do Cristianismo, atingindo a corte romana.
      4. João: Sua composição difere dos outros porque surge bem depois, fora da palestina, e seu objetivo é combater heresias.

      Histórico

      No NT, somente o livro de Atos dos apóstolos. Sua narrativa procura dar consistência ao movimento cristão, apresentando-o deste o inicio como uma nova religião, desvinculada do Judaísmo, enfatizando as personalidades e ministérios de Pedro e Paulo.

      Epístolas

      As Epístolas são diversas correspondências que estão contidas no NT, colecionadas e preservadas pelas igrejas que as receberam. São vinte e uma cartas.

      1. Paulinas: Escritas pelo apóstolo Paulo e atribuídas a ele durante o seu ministério, em viagens ou nas prisões.

      1.1.            Epistolas Eclesiais: Romanos, 1 e 2 Corintios, Gálatas, Efésios, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, Filipenses.

      1.2.           Epistolas Pastorais: 1 e 2 Timóteo, Tito

      1.3.           Epístola Pessoal: Filemon

      1. Universais: Todas aquelas que não tiveram endereço especifico, mas destinavam-se a todos os cristãos.

      2.1     Hebreus: Aos Cristãos convertidos do Judaismo

      2.2     Tiago: Para as Igrejas que sofriam de desigualdades sociais.

      2.3             1 e 2 Pedro: Para as Igreja em tribulações e aflições.

      2.4 1, 2 e 3 João: Para as Igrejas assediadas por heresias.

      2.5   Judas: para as Igrejas que eram sacudidas por rebeliões e revoltas.

      3. Apocalipse: O apocalipse de João é o livro mais controvertido da Bíblia, e o que mais comentários produziu. Seu conteúdo trata da Igreja atribulada e perseguida, que triunfará sobre o mal.

      O Metodista sabe o que é doutrina cristã Universal?

                  As Igrejas cristãs, em geral, estão de acordo quanto às doutrinas fundamentais da fé cristã. O credo dos Apóstolos sintetiza essas doutrinas.

      O que é o Credo Apostólico?

                  Os principais e fundamentais ensinamentos dados por Jesus e transmitidos pelos seus primeiros seguidores, os apóstolos, estão nestas poucas palavras.

      Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, ao terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu ao Céu e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja de Cristo, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

      As três dimensões do credo dão razão do seu conteúdo religioso, cristão e espiritual.

      Religioso, Porque se refere a Deus no reconhecer a dimensão transcendente da sua fé. O sagrado esta além da compreensão.

      Cristão, porque se refere a Jesus Cristo no reconhecer e confessa a Jesus como seu único Senhor e Salvador.

      Espiritual, porque se refere ao Espírito Santo no reconhecer que vive sob a orientação do Espírito de Deus que a leva a viver em santidade (remissão dos pecados), em unidade (comunhão com os santos) e em esperança (ressurreição do corpo e vida eterna).

      O Metodista sabe o que é doutrina da Reforma Protestante?

                  A Igreja Metodista crê e professa a fé da Igreja crista universal e, identifica-se com a postura assumida pelas pessoas que abraçaram a Reforma Protestante do século XVI que ficou marcada pelos slogans: soli Deo gloria, solo Christo, sola gratia, sola fide e sola scriptura.

                  Os mais destacados reformadores são: Martinho Lutero, João Wycif, João Huss, João Calvino, Ulrico Zwínglio, Erasmo de Roterdan, Tomás Cranmer, Tomás Müntzer, Catarina Von Bora, João Ecolampádio, entre outros.

      O que são os slogans da Graça?

      Sola gratia: Por esta expressão, os reformadores anunciavam que nossa salvação só e possível pela graça de Deus, e não depende de nossos méritos ou obras.

      Solo Christo: Anunciavam que nossa justificação não é conquistada por nós mesmos, mas somente por Cristo.

      Sola fide: Afirmam que somente pela fé nós podemos receber a Cristo e sua justificação.

      Soli Deo gloria: Retiravam todo o mérito do crente e davam toda a glória da salvação do pecador somente a Deus Pai, Filho e Santo Espírito.

      Sola scriptura: Afirmavam que é somente pela exposição fiel da Palavra de Deus escrita que o Santo Espírito traz o Evangelho a nós.

      O Metodista sabe o que são ênfases Metodistas?

      O que distingue a Igreja Metodista das demais igrejas protestantes são algumas ênfases doutrinárias que marcam seu jeito particular de cooperar na missão de Deus no mundo, sempre em comunhão com a Igreja Universal, no exercício de seus dons e ministérios. As ênfases metodistas são fundamentais na Biblia Sagrada, no Credo apostólico, nos vinte e Cinco Artigos de Religião do metodismo histórico, nos sermões de João Wesley, em suas Notas sobre o Novo Testamento e nas Regras Gerais de conduta, também elaboradas por Wesley.

      Vinte e Cinco Artigos de Religião

      1. Da fé na Santa Trindade
      2. Do verbo ou Filho de Deus que se fez verdadeiro homem
      3. Da ressurreição de Cristo
      4. Do Espírito santo
      5. Da suficiência das Santas Escrituras para a Salvação
      6. Do Antigo Testamento
      7. Do pecado Original
      8. Do livre arbítrio

        9. Da Justificação do homem

        10. Das boas Obras

        11. Das obras de super-rogação

        12. Do Pecado depois da justificação

        13. Da Igreja

        14. Do purgatório

        15. Do falar na congregação em língua desconhecida

        16. Dos Sacramentos

        17. Do Batismo

        18. Da Ceia do Senhor

        19. De ambas as espécies

        20. Da oblação única de Cristo sobre a Cruz

        21. Do casamento de ministros

        22. Dos ritos e cerimônias da Igreja

        23. Dos deveres civis dos cristãos

        24. Dos bens dos cristãos

        25. Do juramento do cristão

        Regras Gerais

        1. Não praticar o mal
        2. Zelosamente, praticar o bem
        3. Atender às ordenanças de Deus

        Os metodistas são regrados: -moderados nos divertimentos; -modestos no trajar; -abstêmios do álcool como bebida; -empenhados no combate aos vícios; -observadores do Dia do Senhor, especialmente dedicado ao culto público, ao cultivo espiritual, pelo estudo da Bíblia e ao descanso físico; -Observadores dos preceitos da Igreja e dos meios de graça que ela oferece, participando dos ofícios divinos e da Ceia do Senhor; -praticantes do jejum e da oração individual e em família; -honestos em negócios; -fraternais nas relações de uns com os outros; -tolerantes e respeitadores das ideias e opiniões alheias; -praticantes de boas obras; - defensores dos oprimidos; -promotores da instrução secular e religiosa; -e operosos na obra de evangelização.

        Os elementos essenciais da Ordem da Salvação é: Graça Preveniente, Graça Justificadora e Graça Santificadora.