“...porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.” (Mt 24. 36-44).
Uma mensagem que tem caído no esquecimento é a mensagem da volta de Jesus. As pessoas estão preocupadas com um amontoado de afazeres e se esquecendo que Jesus está voltando. Até mesmo os lideres religiosos, quase não pregam mais sobre a volta de Jesus. Antes, o foco das mensagens é a prosperidade, os milagres, os propósitos pessoais.
O texto citado acima, nos leva a refletir sobre o momento, ou seja, a hora em que Jesus voltaria. O versículo 36 nos informa que o dia e a hora, ninguém, nem mesmo os anjos do céu, nem mesmo o Filho naquele momento, sabia, mas, unicamente o Pai. Só Deus sabia.
O Curioso é que o texto nos informa algumas pistas dos acontecimentos passados, relacionando-os, com os acontecimentos de hoje, sobre a hora da grande vinda do Senhor Jesus. O próprio Senhor Jesus deixa algumas pistas, para estarmos atentos a hora deste grande momento. Mas, quais são estas pistas?
1º A Primeira Pista é: O dilúvio vs 37-42
Quando Deus revelou a Noé que mandaria o dilúvio, a terra estava seca, fazia muito tempo que não chovia. Quando Noé começou a anunciar o dilúvio, o povo zombou de Noé, pois, havia muito tempo que não chovia. O povo estava atarefado com o que comer, com o que beber, com os afazeres cotidianos. A preocupação pessoal era tamanha que o povo não percebeu que Noé havia entrado na arca certo dia. Só perceberam quando o dilúvio começou.
Desde o dia que Jesus partiu, Ele disse que voltaria para buscar o seu povo Jo 14. 3 e 28. Porém, mais de dois mil anos se passaram e Ele ainda não voltou. Os discípulos esperavam e pregavam a volta de seu mestre. Porém, hoje em dia, parece que as pessoas estão desacreditadas. Parece que as pessoas perderam a esperança e a expectativa que Jesus vai voltar. As pessoas estão preocupadas com o que vão comer com o que vão beber, estão atarefadas com a correria da modernidade, com a busca da satisfação e realização pessoal. Não há preocupação para se preparar para a chegada deste grande momento, que é a volta de Jesus.
Quando Noé recebeu o recado de Deus sobre o dilúvio, ele se preparou para o momento, construindo a arca. Hoje, será se nós temos nos preparado para a volta de Jesus, fazendo o que Deus nos ordenou através da sua palavra? Será se nós estamos preparados como Noé, ou desatentos e atarefados como aquele povo que ficaram fora da arca?
O texto acima, nos mostra dois grupos de pessoas. Um que se identifica com o estilo de Noé, que recebeu o recado de Deus e se preparou. E um que se identifica com aquele povo do tempo de Noé, que não acreditaram na pregação de Noé e ainda zombaram, visto que havia muito tempo que não chovia, preferindo viverem suas vidas pessoais a se prepararem para o dilúvio. O texto relata que um será tomado e outro será deixado. De qual grupo de pessoas você faz parte? Se Jesus voltar agora, você será tomado ou será deixado? Portanto, que possamos estar atentos, pois à hora pode ser agora.
2º A segunda pista é: O ladrão vs 43,44
O pai de família para proteger sua casa e sua família, ele instala todo um sistema de segurança que esta a seu alcance. Este procedimento é porque ele não sabe a que horas o ladrão ira aparecer. Pois, certamente se ele soubesse, chamaria a policia e ficaria naquele momento na espera, para pegar o ladrão.
Na maioria das vezes o ladrão aparece para arrombar a casa, na hora que o pai de família nem imagina ou não esta esperando. Isto significa que não existe hora marcada para vigiar, se preparar, ficar atento. Estas atitudes devem estar impregnadas no estilo de vida de cada um.
Conclusão:. Diante destas pistas podemos identificar que à hora pode ser a qualquer momento e será se estamos preparados? Se quisermos ser tomados com Jesus, precisamos está atentos a estas pistas que o Senhor nos deu. Orem, jejuem, meditem e vivam a palavra de Deus, pois, assim estaremos nos preparando para a hora que pode ser agora.
* Pr. Ramilson Pereira da Cruz – Caminhando em Cristo com você.