“...Bem-aventurado o homem que suporta a provação,...” (Tiago 1. 2-12).
Queridos e queridas, na caminhada desta vida é provável que se passe por varias provações e tribulações. Jesus já havia alertado os discípulos, que neste mundo se teria aflições. Jo 16. 33
As tribulações são diversas e estamos sujeitos/as a todas elas.
São brigas entre as famílias, que causam mortes e divisões; São os desempregos e os salários baixos diante do alto preço dos produtos; São as enfermidades existentes e as novas enfermidades que surgem desafiando a área da medicina. São as violências, os vícios, a criminalidade que aprisionam e aterrorizam nossas vidas. É a fome, a miséria, o desrespeito e a desigualdade que permeiam nossas vidas sem termos condições às vezes de evitar.
Assim, estas e outras provações poderão surgir sobre nossas vidas neste mundo. Mas, porque somos provados se somos filhos e filhas de Deus?
1º Somos provados porque a prova nós geram perseverança em nossa caminhada de fé. Tg 1. 3
Em meio às dificuldades, não se pode duvidar. Quanto mais somos provados, mais devemos confiar, tornando a nossa fé vital e transparente. Quanto mais somos provados, mais devemos buscar a Deus, pois só ele poderá nos dar o verdadeiro alivio.
Muitas pessoas ao serem provadas, às vezes até começam a buscar a Deus, mais na resistência da provação, ela não consegui persistir na busca por respostas.
O salmista Davi nos dá um grande exemplo de uma busca pacienciosa, pois só através dela, poderemos obter a resposta de Deus na provação. Sl 40. 1
Em meio às dificuldades, não podemos desistir no meio do caminho, pois, Deus quer nos ensinar a ser perseverante em nossas buscas a Ele. Seja qual for a situação. De alegrias ou tristezas, busquemos perseverantemente a Deus, pois Ele, no momento certo nos responderá.
2º Somos provados porque a prova nós geram experiências e sabedorias para lidar com situações posteriores. Tg 1. 6
Um conceito filosófico comum que pode ser citado aqui, é que aquilo que nos acontece hoje, servirá de exemplo para nós mesmos ou para outras pessoas amanha.
A provação é um aprendizado, um crescimento, uma experiência. A palavra de Deus também relata que não vira provações ou tentações alem daquilo que podemos suportar. 1 Co 10. 13
Portanto, aprendamos com as provações que estamos passando, pois ao final delas, seremos pessoas mais preparadas e capacitadas para lidar com futuras provações.
3º Somos provados para não nos gloriarmos e assim permanecermos humildes diante do Senhor. Tg 1. 9
Sozinho ninguém conseguirá enfrentar as adversidades, pois somos limitados e frágeis. Não adianta achar que vamos conseguir vencer os obstáculos sozinhos, pois se fizermos isso, estaremos sujeitos ao fracasso e a derrota.
Jesus, mesmo sendo o filho autêntico de Deus, deixou toda a gloria do pai, se esvaziando e se humilhando, a fim, de sofrer e morrer para cumprir o propósito de Deus nesta terra. Ao terceiro dia Deus o ressuscitou.
Neste sentido, as provações nos aperfeiçoam no estado de humildade, possibilitando a percepção que somos totalmente dependentes de Deus.
4º Somos provados para recebermos a recompensa de Deus ao suportar a provação. Tg 1. 12
A recompensa ou a coroa só poderá ser dada para aqueles que são provados, pois não tem como receber recompensa se não passar por provações.
Ao passar pela prova, se nós perseverarmos e esperarmos no Senhor, Ele mesmo nos Dara a recompensa merecida. Portanto se queremos receber a premiação devemos suportar toda a provação, para assim, recebermos a recompensa.
Conclusão:. Assim, podemos considerar que tudo tem um propósito debaixo dos céus e que Deus tem o controle de todas as coisas, e, se somos verdadeiros filhos e filhas de Deus, também estamos sujeitos a sermos provados, basta na prova sermos perseverantes, aprendendo e adquirindo experiências, mantendo-nos humildes, para assim, sermos recompensado pelo Pai. Que Deus nos ajude nesta batalha. Amem...
* Pr. Ramilson Pereira da Cruz – Caminhando em Cristo com você.