“...porque Eu não subirei no meio de ti,...” (Exodo 33. 1-3).
A alma de cada ser humano aspira por uma força superior que descreva o significado de toda existência humana. Por mais que alguns não acreditam na definição da maioria, está força superior só se explica quando a chamamos de Deus.
No contexto deste texto, Deus havia prometido uma terra que manava leite e mel. Porém, o povo começou a cometer todo tipo de pecado contra Deus. Era adoração a outros deuses, murmurações, desejo das coisas que ficaram no Egito ou mundo pervertido de pecado, ou seja, o povo estava desagradando a Deus em todos os sentidos.
Por causa disso, Deus disse a Moisés que cumpriria a promessa, mas não estaria no meio do povo mais.
E nós o que temos cometido contra Deus? Quais pecados estão nos tirando da presença de Deus? Is 59. 2. E se Deus estiver nos dizendo, que cumprira o que nos prometeu, porém, não estará mais no nosso meio?
Sem Deus não somos felizes, sem Deus não nos realizamos, sem Deus não desfrutamos da verdadeira paz, da verdadeira alegria, da verdadeira vitória. Sem Deus não há esperança para o futuro, não há um renovo de sonhos, não há proteção, não há amor, não há misericórdia, não há compaixão, não há vida.
Portanto, sem Deus, não da!
O que fazer para reverter essa situação?
1º A Primeira Atitude é: Arrepender. Ex 33. 4
Arrependimento é quebrantamento de coração. Arrependimento é pranto, choro, tristeza por ter desagradado a Deus. Arrependimento é o reconhecimento das falhas. Arrependimento é largar, é deixar, é mudar a direção de nossas vidas.
Quando aquele povo soube que Deus não iria ao meio deles, eles entristeceram por terem errado tanto diante da presença de Deus. Aquele povo arrependeu-se, que nós também hoje possamos nos arrepender de nossos pecados para que não percamos a presença de Deus. Clamemos assim como Davi “não retires o teu Espírito de mim”. Sl 51. 1-11
2º A Segunda Atitude é: Humilhar. Ex 33. 6; 2 Cr 7. 14
Humilhar é tirar toda mascara. Humilhar é tirar todo adorno de enfeite. Humilhar é se despir do super ego e reconhecer a nossa fragilidade. Humilhar é reconhecer que somos meras criaturas dependentes do criador. 1 Pe 5. 6 Humilhar é dizer: Sem Deus, não da!
Aquele povo tirou todo atavio, toda jóia, coisas que desagradavam a Deus. Que nós também possamos tirar as coisas do mundo das nossas vidas, das nossas casas, dos nossos corações, ou seja, tirar tudo que desagradar ao Espírito santo.
3º A terceira atitude é: Fazer uma nova aliança Ex 34. 10
Fazer uma nova aliança é fazer um novo compromisso de fidelidade a Deus. Fazer uma nova aliança é reconciliar a vida espiritual com Jesus. Fazer uma nova aliança é desfrutar da manifestação da gloria de Deus. Fazer uma nova aliança é estar na dimensão do Espírito Santo. Fazer uma nova aliança é usufruir das maravilhas e promessas de Deus.
Aquele povo direcionado por Moisés fez uma nova aliança, hoje direcionado pelo filho de Deus Jesus Cristo, poderemos fazer uma nova aliança, para assim desfrutar daquilo que só Deus pode fazer por nós.
Conclusão:. O inimigo de nossas almas, através do mundo oferece uma alegria sem Deus, uma paz sem Deus, riquezas sem Deus, vitorias sem Deus. Porém, se Deus não estiver presente, não há alegrias, paz, riquezas ou vitorias verdadeiras e eternas.
Somente Deus, por intermédio de Jesus Cristo pode nos dar alegria, paz, riquezas e vitorias verdadeira e que nunca irão passar, pois elas são eternas. O que o inimigo através do mundo oferece é passageiro, mas o que Deus faz através de Jesus é verdadeiro e, dura por toda a eternidade.
Para que as alegrias, a paz, as riquezas e as vitorias eternas, aconteçam em nossas vidas é necessário se arrepender, humilhar e fazer uma nova aliança com Deus. Ex 33. 12-17.
Que o Espírito Santo de Deus toque os nossos corações para tomar estas, entre outras atitudes. Pois, sem Deus, não da! Amém...
* Pr. Ramilson Pereira da Cruz – Caminhando em Cristo com você.