Criar uma Loja Virtual Grátis




ONLINE
1







Total de visitas: 48257

Não desista! Ainda há esperança

Não desista! Ainda há esperança

“Alegrai-vos, o filhos de Sião e regozijai-vos no Senhor vosso Deus,...” (Joel 2. 23-27).


Hoje em dia, o Caos tem se alastrado de uma forma estrondosa. É a violência, a fome, as doenças existentes e o surgimento de novas doenças, o desemprego, as catástrofes da natureza, as mortes de todas as formas inimagináveis, os pais contra filhos, os filhos contra pais, as brigas entre casais, o efeito estufa, os problemas pessoais de todo aspecto e entre outros. Isto tem deixado as pessoas cada vez mais preocupadas, estressadas, amarguradas, deprimidas, desesperançadas, sem sonhos, sem expectativas, sem perspectiva de melhora.

Diante disto pode-se perguntar: Qual tem sido o Caos que tem cercado as nossas vidas e tirado toda esperança e sonho que havia em nós? Qual é a situação que nos encontramos hoje?

No contexto do profeta Joel, ele desafiou o seu povo a enfrentar o Caos que rondavam a vida daquele povo. Ele desafiou ao povo, a não se curvar as adversidades. Ele apontou uma nova esperança, um novo sonho, uma nova direção para aquele povo.

O profeta mostrou que a calamidade não é o final, mas o ponto de partida, para que as maravilhas de Deus possam renovar a esperança e os sonhos. Para confrontar o Caos, o profeta Joel usou alguns recursos nas suas palavras direcionadas ao povo. E quais são estes recursos?

1º O Primeiro recurso foi: As experiências dos mais velhos. Jl 1. 2,3

Algumas dificuldades que estamos vivenciando nos dias atuais, os mais velhos já passaram por tais situações, sendo assim, nós precisamos recorrer e dar atenção as experiências dos mais velhos. Hoje se dá pouco valor aos nossos anciões, porém, o profeta recomenda a buscarmos e ouvirmos os mesmos.

O Caos só começa a ser superado, quando os mais velhos colocam a sua experiência a serviço da comunidade. O profeta também recomenda que, os mais velhos devem passar todas as suas experiências para os mais novos.

Sendo assim, não desista, continue sonhando e tendo esperança, tenha em mente que as mesmas aflições os mais velhos já passaram e venceram. (Mt 5. 12; 1 Pe 5. 6-10)

2º O Segundo Recurso foi: A transformação do coração Jl 2. 12,13

Os nossos corações precisam ser transformados dia após dia, pois, a conversão interior e profunda gera um novo modelo de espiritualidade no relacionamento com Deus e com o próximo. A crise só poderá ser superada se cada um se entregar de corpo e alma, com a emoção e com a inteligência. O profeta recomenda uma entrega total, “de todo vosso coração”, com o coração “rasgado”. Se permitirmos a transformação do nosso coração, poderemos alcançar a misericórdia de Deus em meio ao Caos. (Jr 29. 13)

3º O terceiro recurso foi: A plenitude do Espírito Santo Jl 2. 28-32

É o Espírito Santo que renova as nossas forças, é Ele quem nos faz sonhar novamente, é Ele quem nos faz ter novas esperanças. O profeta Joel anuncia a presença permanente do Espírito sobre todo o povo de Deus, sem distinção de idade, sexo, raça ou condição social. Pessoas cheias do Espírito Santo se tornam esperançosas e sonhadoras e começam a profetizar novas esperanças e novos sonhos na vida dos outros. O Espírito Santo proporciona uma resistência na celebração e divulgação da Esperança. (At 1. 8)

4º O quarto recurso foi: O anúncio da restauração da sorte do povo de Deus Jl 3. 1

Neste momento é a hora em que o Caos dará lugar a benção de Deus. A hora em que o problema se solucionara. A hora em que o inevitável se manifestara em vitoria e gloria. (Jl 3. 18) É o momento em que a alegria deve reinar, pois, a restituição de Deus acontecera sobre nossas vidas como menciona o profeta Joel, “Alegrai-vos, ó filhos de Sião, e regozijai-vos no Senhor vosso Deus... ...Restituir-vos-ei os anos consumidos pelo gafanhoto migrador,...” (Jl 2. 23-25).

Conclusão:. Talvez hoje, nos encontramos desmotivados, sem esperança, sem perspectiva para sonhar. Talvez estejamos passando por um Caos que nos atormenta e que parece não mais ter solução e a qual parece que nunca vai passar e assim, até pensamos em desistir. Mas, Deus quer renovar, restaurar, resgatar nossa esperança, nossos sonhos, nossos projetos, nossa felicidade, nosso sorriso. Se hoje, ouvirmos as experiências dos mais velhos, permitirmos a transformação do nosso coração, recebermos a plenitude do Espírito Santo e tomarmos posse do anúncio da restauração da nossa sorte, as esperanças voltaram a fluir sobre o nosso viver. Por isto, não desista! Ainda há esperança. Amém...

*  Pr. Ramilson Pereira da Cruz – Caminhando em Cristo com você.