“Cantai ao Senhor...” (Sl 96. 1-9).
Este Salmo orienta e enfatiza a cantar ao Senhor. Há um ditado que diz: “quem canta, seus males espanta”.
Estudiosos dizem que o canto possui uma influência muito grande na vida de quem canta e na vida de quem esta ouvindo. O apostolo Tiago em sua epistola cap. 5. 13 diz: “Esta alguém entre vós aflito? Ore. Esta alguém contente? Cante louvor.”
O salmista estava extremamente contente com os grandes feitos do Senhor, por isso recomendou e enfatizou o canto ao Senhor. Mas, o que o Senhor havia realizado no contexto do salmista, para ele recomendar e enfatizar o canto ao Senhor?
1º O Senhor havia salvado e ele continua salvando vs. 2b
O Povo de Israel vivia em uma terra estranha, vivia na escravidão e debaixo da opressão de Farão. Mas, Deus salvou o seu povo de toda escravidão, opressão e julgo de Farão. Aquele povo devia cantar ao Senhor porque Deus os havia salvado.
Hoje estamos debaixo do pecado que nos escraviza, oprime e nos condena a morte. Jo 8. 34; Rm 6.17,23a
Mas, Jesus veio a este mundo, foi humilhado, cuspido, espancado, morto em meu, em nosso lugar, para que ao terceiro dia, nós ressuscitássemos junto com Ele, para gozar da salvação que Ele nos concede dia após dia. Rm 6. 23b; Is 53. 4-7
Assim, devemos cantar ao Senhor, pois ele nos salvou, pagou nossas dividas com sangue e hoje somos livres.
2º O Senhor demonstrou sua grandeza e continua mostrando o quanto é grande vs. 4
Para o povo de Israel, no deserto, muitos obstáculos surgiram. Obstáculos que o povo pensou que não iriam resistir, mas, Deus demonstrou sua grandeza, abrindo o mar vermelho, fazendo cair do céu maná todos os dias, fez brotar água da rocha e entre outras maravilhas realizadas no meio daquele povo.
Aquele povo devia cantar porque havia presenciado a grandeza de Deus.
Hoje, talvez seus problemas sejam grandes e te sufocam e você acha que não vai conseguir vencer. Os problemas se acumulam formando-se um gigante indestrutivo. Mas, Deus é maior que tudo que esteja acontecendo a seu redor e Ele quer te dar a vitoria fazendo de você um (a) vencedor (a). Ef 3. 20 Portanto, cante ao Senhor, pois Ele é Grande e Poderoso.
3º O Senhor revelou sua santidade, pois Ele é Santo vs. 9
O povo de Israel se misturou e praticou coisas que relembravam o passado sujo e impuro. Deus não se mistura com impurezas, pois Ele é puro, portanto, isto causava divisão entre o povo e Deus. Is 59. 2
Aquele povo devia se purificar e santificar-se para adorar a Deus.
Hoje, às vezes queremos cantar e adorar a Deus da maneira em que estamos cheios de inimizade, desamor, desafeto, egoísmos, egocentrismos, individualismos, rebeldias e outros pecados que nos mancha e nos tira da presença de Deus. Precisamos reconhecer as nossas falhas e pedir perdão a Deus, a fim de que possamos cantar e adorar a este Deus que é Santo. Ap 15. 4 Que possamos buscar a santidade de Deus em nossas vidas e cantar a Ele, pois Ele é santo.
Conclusão: Que a salvação de Deus possa alcançar a sua vida neste momento de aflição. Que a grandeza de Deus possa te conceder a vitoria sobre todos os seus tormentos. Que a santidade de Deus te purifique de toda maldade e impureza. E que estes feitos te faça cantar a Deus, oferecendo uma verdadeira adoração em espírito e em verdade. Jo 4.24
Pr. Ramilson Pereira da Cruz – caminhando em Cristo junto com você.