Criar uma Loja Virtual Grátis




ONLINE
2







Total de visitas: 48261

Deus é o mesmo de ontem, de hoje e de amanha!

Deus é o mesmo de ontem, de hoje e de amanha!

“Assim diz o Senhor,...”           (Isaias 43. 16-21).

 

         No caminhar da vida, muitas vezes surgem a angustia, a depressão e a tristeza. Os desafios da vida só parecem aumentar e tomar proporções gigantescas no mundo em que vivemos. A esperança, os sonhos, as forças desaparecem e o que enxergamos é só dificuldades, problemas, desertos, muralhas, gigantes, inimigos. Nestas horas cruciais, para o pesar, ouvimos vozes no nosso subconsciente que dizem: Você não vai dar conta, você é um fracassado, você esta sozinho, ninguém esta te vendo, não há esperança, olha o tamanho do problema, do gigante, da muralha, do deserto, tudo esta acabado, é o fim.

           O contexto do texto acima era semelhante, pois os israelitas estavam vivenciando momentos angustiantes em suas vidas. Primeiro, por confiarem em imagens de esculturas Is 42. 17, segundo, por estarem debaixo da opressão dos inimigos Is 42. 22 e terceiro, por terem a outros deuses como salvador. Sendo assim, medo, angustia, desespero, aflição e falta de esperança imperavam sob as almas dos israelitas.

          Mas, Deus reanima nossas vidas assim como reanimou a dos Israelitas dizendo: Não temas, Estou contigo, Sou teu Santo e único Salvador, você é precioso, Te darei a vitoria, mudarei sua situação Is 43. 1-6. Deus esta dizendo para os israelitas e para cada um de nós que, não é o fim, não esta acabado, não somos fracassados, não estamos sozinhos, pois Jesus esta conosco Mt 28. 10, o único que pode dizer que é o fim, é Jesus, pois Ele é o principio e o fim Ap 21. 6.

        O texto acima do profeta Isaias, cita as grandes obras que Deus realizara para o seu povo. Primeiro, abriu o mar vermelho fez veredas na águas impetuosas Vs. 16. Segundo, derrubou todo exercito de farão com seus carros e cavaleiros extinguindo da face da terra Vs. 17. Porém, diante destas maravilhas, Deus chama a atenção do povo e nossa para não ficarmos presos nos prodígios do passado, pois ele deseja realizar coisas novas sobre as nossas vidas nos dias atuais Vs. 18. O propósito de Deus não é que nós sobrevivamos nos desafios atuais, com sinais e prodígios antigos. Deus anseia por realizar algo novo sobre as nossas vidas hoje.

       O texto cita três coisas novas que o Senhor deseja fazer em nossas vidas hoje. Quais são elas?

1º  A Primeira coisa nova é: Iluminar nossa vida sob as trevas das nossas crises vs 19a.

      A luz esta ligada com a visibilidade e em meio a escuridão não conseguimos distinguir o que é verdadeiramente de Deus. Os Israelitas estavam confiando em imagens de esculturas e venerando outros deuses, pois eles estavam como cegos e surdos Is 43. 8. Assim, Deus deseja acender uma luz sobre as nossas vidas para que possamos visualizar e guiar aqueles e aquelas que estão nas trevas Is 60. 1-3. Se a nossa vida esta em trevas, hoje Deus deseja fazer a nossa vida brilhar com o resplendor da Sua Gloria, para que entendamos que é Ele quem cuida das nossas vidas nos momentos difíceis Is 43. 2,3.

2º A Segunda coisa nova é: Um caminho no Deserto vs.19b

      No deserto não há caminho, não há como ter uma direção certa. Tudo fica complicado, parece ser o fim. Mas, Jesus disse que Ele “é o caminho e a verdade”. Se queremos ir a Deus, precisamos somente e exclusivamente de Jesus, nada poderá nos conduzir a Deus, nem imagem, nem santo, somente Jesus Jo 14. 6. Jesus deseja entrar em nosso coração e fazer morada nos dando uma direção, guiando os nossos passos, mesmo que as nossas vidas pareçam que esteja em um deserto de dificuldades e lutas.

    Os israelitas parecem que estavam sem direção, mas, Deus disse que os guiariam Is 42. 16. Deus também vai te guiar se você permitir.

3º A terceira coisa é: Rios no ermo, em lugares desolados vs. 19c

     Para demonstrar o cuidado por seus filhos e filhas, Deus coloca águas em lugares que aparentemente é impossível de haver água e não somente água, mas rios, lagos, mananciais Is 41.18; Is 43. 19,20. Deus anseia por saciar a nossa sede.

     Às vezes estamos bebendo águas que não matam a nossa sede espiritual, águas que não são profundas em Deus, águas que não vem da fonte verdadeira que é Jesus. Jesus certa feita disse a uma samaritana que se ela tomasse da água que Ele lhe desse, nunca mais ela teria sede Jo 4. 13,14. Estamos com sede? Bebamos e saciemos da fonte verdadeira que é Jesus, só Ele pode preencher todo o vazio do nosso coração. Os israelitas estavam procurando se saciar em fontes falsas e só em Deus eles conseguiria se saciar.

Conclusão:. Diante das imensas maravilhas de Deus feitas para cada um de nós, resta nos louvarmos a Deus, como reconhecimento das grandes novas maravilhas que ele faz exclusivamente por nós. Porém, se não temos a mínima noção de agradecimento, os animais, os chacais, as corujas servirão, as pedras glorificarão Vs. 20, Lc 19. 40. Portanto, não sejamos ingratos e louvemos o Deus que é o mesmo ontem, hoje e sempre Hb 13. 8. Amém...

*  Pr. Ramilson Pereira da Cruz – Caminhando em Cristo com você.